Quando abrimos a nossa Bíblia em Apocalipse 21.8, encontramos uma declaração deveras perturbadora. O texto diz o seguinte:
"Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicários, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte".
O  que eu acho surpreendente neste texto é o fato dos "tímidos" serem  colocados no mesmo "pacote", juntos com os "incrédulos, abomináveis,  homicidas, fornicários, feiticeiros, idólatras e mentirosos"! Aliás, os  tímidos não apenas são misturados com esse tipo de gente, antes, são os  primeiros a serem citados nesta terrível lista! Apenas a título de  ilustração, é como se um "ladrão de galinhas" fosse preso juntamente com  um serial killer da mais alta periculosidade e da pior espécie. 
Diante  disso, você pode se perguntar: "Por que Deus não gosta dos tímidos, uma  vez que foi Ele mesmo quem criou cada ser humano com um tipo diferente  de temperamento?". A esta altura, os crentes que são tímidos devem estar  desesperados: "Meu Deus, mas que culpa eu tenho de ser acanhado e  retraído?". Por outro lado, aqueles que são mais extrovertidos,  brincalhões e expansivos devem estar se gabando: "Sempre soube que eu  era o (a) preferido (a) de Deus!". 
Bem,  antes que os tímidos entrem em depressão e os extrovertidos se sintam a  "última bolacha do pacote", devo dizer que o texto de Apocalipse não  está querendo dizer nada disso. Explico: a palavra "tímidos" que aparece  em Ap 21.8 vem do grego "deilois" que também pode ser traduzido como  "medrosos, covardes". Mas então, o que significa dizer neste contexto  que os "covardes", por exemplo, terão a sua parte "no lago de fogo e  enxofre, o que é a segunda morte"?
Antes  de tudo, é necessário dizer que entre os gregos da Antigüidade e, mais  particularmente nas escolas filosóficas de moral, era comum a utilização  de espécies de "listas de vícios" na instrução dos alunos. Tais listas  forneciam uma determinada quantidade de "erros morais", os quais  deveriam ser evitados por todos aqueles que quisessem seguir a prática  da virtude. Ao que tudo indica, esse conceito de "listas de vícios"  parece se refletir neste texto de Apocalipse.
Ora,  mas por que os "tímidos", ou melhor, os "covardes" estão incluídos  nesta lista? Para respondermos a esta pergunta temos que entender que o  livro do Apocalipse é escrito em meio a um contexto de perseguição,  dentro do qual todos aqueles que não prestassem o devido culto ao  imperador romano seriam sentenciados à morte. Diante desse cenário, João  faz então uma séria advertência aos cristãos covardes que, durante o  tempo das perseguições, renunciavam a sua fé em Cristo com o intuito de  preservarem suas vidas. Segundo o apóstolo, tais pessoas que se  comportassem assim estavam sentenciadas ao "lago de fogo e enxofre".
A  lição central desse texto de Apocalipse (particularmente no que se  refere aos "covardes") é a seguinte: Em épocas de grande perseguição e  tribulação, temos que ser corajosos na expressão da nossa fé em Cristo.  Em outras palavras, não podemos ser como o "Crente-Xuxa", que, quando  tudo está bem na sua vida, é só "beijinho, beijinho", mas quando tudo  vai mal, ele vira as costas para Jesus e diz: "tchau, tchau!". Será que  você já se deparou com pessoas desse tipo antes?
Na paz dAquele que deseja que sejamos corajosos na expressão da nossa fé,
(Por Carlos Augusto Vailatti)
 
 

 
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