quinta-feira, julho 07, 2011

DEUS NÃO GOSTA DE TÍMIDOS?



Quando abrimos a nossa Bíblia em Apocalipse 21.8, encontramos uma declaração deveras perturbadora. O texto diz o seguinte:

"Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicários, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte".

O que eu acho surpreendente neste texto é o fato dos "tímidos" serem colocados no mesmo "pacote", juntos com os "incrédulos, abomináveis, homicidas, fornicários, feiticeiros, idólatras e mentirosos"! Aliás, os tímidos não apenas são misturados com esse tipo de gente, antes, são os primeiros a serem citados nesta terrível lista! Apenas a título de ilustração, é como se um "ladrão de galinhas" fosse preso juntamente com um serial killer da mais alta periculosidade e da pior espécie.

Diante disso, você pode se perguntar: "Por que Deus não gosta dos tímidos, uma vez que foi Ele mesmo quem criou cada ser humano com um tipo diferente de temperamento?". A esta altura, os crentes que são tímidos devem estar desesperados: "Meu Deus, mas que culpa eu tenho de ser acanhado e retraído?". Por outro lado, aqueles que são mais extrovertidos, brincalhões e expansivos devem estar se gabando: "Sempre soube que eu era o (a) preferido (a) de Deus!".

Bem, antes que os tímidos entrem em depressão e os extrovertidos se sintam a "última bolacha do pacote", devo dizer que o texto de Apocalipse não está querendo dizer nada disso. Explico: a palavra "tímidos" que aparece em Ap 21.8 vem do grego "deilois" que também pode ser traduzido como "medrosos, covardes". Mas então, o que significa dizer neste contexto que os "covardes", por exemplo, terão a sua parte "no lago de fogo e enxofre, o que é a segunda morte"?

Antes de tudo, é necessário dizer que entre os gregos da Antigüidade e, mais particularmente nas escolas filosóficas de moral, era comum a utilização de espécies de "listas de vícios" na instrução dos alunos. Tais listas forneciam uma determinada quantidade de "erros morais", os quais deveriam ser evitados por todos aqueles que quisessem seguir a prática da virtude. Ao que tudo indica, esse conceito de "listas de vícios" parece se refletir neste texto de Apocalipse.

Ora, mas por que os "tímidos", ou melhor, os "covardes" estão incluídos nesta lista? Para respondermos a esta pergunta temos que entender que o livro do Apocalipse é escrito em meio a um contexto de perseguição, dentro do qual todos aqueles que não prestassem o devido culto ao imperador romano seriam sentenciados à morte. Diante desse cenário, João faz então uma séria advertência aos cristãos covardes que, durante o tempo das perseguições, renunciavam a sua fé em Cristo com o intuito de preservarem suas vidas. Segundo o apóstolo, tais pessoas que se comportassem assim estavam sentenciadas ao "lago de fogo e enxofre".

A lição central desse texto de Apocalipse (particularmente no que se refere aos "covardes") é a seguinte: Em épocas de grande perseguição e tribulação, temos que ser corajosos na expressão da nossa fé em Cristo. Em outras palavras, não podemos ser como o "Crente-Xuxa", que, quando tudo está bem na sua vida, é só "beijinho, beijinho", mas quando tudo vai mal, ele vira as costas para Jesus e diz: "tchau, tchau!". Será que você já se deparou com pessoas desse tipo antes?

Na paz dAquele que deseja que sejamos corajosos na expressão da nossa fé,

(Por Carlos Augusto Vailatti)

Nenhum comentário:

Postar um comentário